Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de março de 2011

Catar

Capital
Doha (Ad-Dawha, em árabe)
 
Governo Chefe do Governo: Emir, Xeque Hamad Bin Khalifa Al-Thani, no comando do governo desde junho de 1995.
Príncipe Herdeiro: Xeque Tamim Bin Hamad Al-Thani, filho do Emir.
Primeiro Ministro e Ministro das Relações Exteriores: Xeque Hamad Bin Jassem Bin Jaber Al-Thani.
 
Área O Catar possui cerca de 11.500 quilômetros quadrados, a metade do tamanho de Sergipe. Ao redor do Catar estão os vizinhos Arábia Saudita, Bareine, Emirados Árabes Unidos e Irã.
 
População Segundo estatísticas oficiais de dezembro de 2008, o Catar possui cerca de 1,5 milhão de habitantes. Desse total, menos de 300 mil são nativos do Catar, e os demais 1,2 milhãoo estrangeiros residentes no país. Dos estrangeiros, quase 50% são indianos; o restante são de diversas nacionalidades, tais como filipinos, nepalis, bangalis, europeus, americanos (sul e norte), entre outras.
 
Moeda
Rial catari (Qatari Riyals – QR). Câmbio fixo: QR 1,00 = USD 3,65.
 
Dias úteis
O dia de descanso semanal em Doha é a sexta-feira. Mas órgãos públicos, escolas e bancos também não funcionam aos sábados: abrem de domingo a quinta-feira, das 8 às 14 horas. Nas sextas-feiras parte do comércio abre a partir das 16 horas; aos sábados e durante os demais dias úteis, as lojas funcionam normalmente das 9 às 13 e das 16 às 18 horas. Os “shopping centers” funcionam das 10:00 às 22:00 horas, exceto na sexta, em que abrem a partir das 14:00 horas (restaurantes e lanchonetes) e 16:00 horas (lojas).
 
Línguas faladas
A língua oficial é o árabe, mas o inglês é falado também por quase todos os habitantes. Outras línguas também são faladas pelas respectivas comunidades.
 
Trabalho no Catar
O Brasileiro que venha trabalhar no Catar deverá estar ciente das leis locais que regulamentam as relações trabalhistas. Para acessar uma traduçãoo-oficial da nova lei catari em matéria de trabalho, clique aqui.
 
Traje
Os homens locais usam uma túnica branca (dishdash) e lenço na cabeça (kafia); as mulheres locais usam uma túnica preta, denominada abaia, com lenço que pode cobrir só o cabelo ou toda a cabeça, incluindo o rosto. Aos estrangeiros é permitido o uso de trajes ocidentais, mas, por uma questão de respeito aos costumes locais, recomenda-se não usar roupas que exponham ou marquem muito o corpo.
 
Fuso
O Catar está 6 (seis) horas a frente do horário oficial de Brasília. Durante o horário de verão brasileiro, essa diferença diminui para 5 (cinco) horas.
 
Voltagem
220V, freqüência 50 hertz (relógios digitais de cabeceira, mesmo que 220V, irão funcionar sempre adiantados; da mesma forma, algumas máquinas de lavar trazidas do Brasil não funcionarão bem em Doha, haja vista a diferença de freqüência)
 
Clima
Verão extremamente quente (temperatura chega a 50ºC) e inverno ameno (temperatura baixa a 6 ou 7ºC). Os meses mais quentes são julho e agosto. Os meses mais frios são dezembro e janeiro. Nos demais meses a temperatura varia de 20 a 35ºC. É comum o uso de aparelhos de ar condicionado durante a maior parte do ano. No inverno pode ser necessário usar aquecedores elétricos, à venda em todos os supermercados.
 
Religião
Islã, maioria sunita, minoria xiita. O culto a outras religiões é permitido às diversas comunidades estrangeiras residentes no país. Uma igreja católica, Nossa Senhora do Rosário, foi inaugurada em 2008. Uma igreja pentecostal (ST. Thomas CSI), do sul da Índia, foi inaugurada em 2009. Outros cultos também são realizados em âmbito privado, em residências particulares.
 
Escolas
Muitas escolas particulares internacionais possuem filial em Doha, mas a procura por vaga é alta. É comum haver filas de espera de até seis meses para fazer matrícula. O ano letivo começa em setembro.
 
Mês sagrado do Ramadã
Durante o mês islâmico do Ramadão se pode comer nem beber em público, desde o nascer até o pôr do sol. Não se espera que cidadãos de outras religiões também se abstenham, mas devem respeitar o mês sagrado, evitando se alimentar, beber ou mesmo fumar em lugares públicos. Findo o Ramadã, haverá três dias de feriado nacional (Eid al-Fitr).
 
Comunidade brasileira no Catar
Estima-se em 600 o número de brasileiros residindo no Catar, muitos deles acompanhados de suas famílias. A maioria atua na área esportiva, sobretudo no futebol, entre jogadores outros profissionais do ramo (técnicos, preparadores físicos, fisioterapeutas, etc.). Outra parte trabalha na aviação civil, exercendo a função de pilotos e comissários de bordo da Qatar Airways. Outros brasileiros atuam na área hoteleira e no comércio.
 
Hotéis
Há hotéis de alto luxo até os mais simples. Diárias variam desde USD 50 a USD 600 ou mais. Veja na página “Links sobre o Catar” informações e preços sobre alguns dos hotéis de Doha.
 
Vistos de entrada no Catar
Todo brasileiro deve estar com seu visto de entrada para o Catar antes de embarcar para o país. Vistos para o Catar só poderão ser obtidos pela pessoa ou empresa que será responsável pela sua presença no Catar. Os vistos de turista para o Catar poderão ser obtidos e enviados aos interessados pelos hotéis credenciados em Doha (consulte antes se o hotel escolhido está habilitado a fazê-lo). Os brasileiros residentes no Catar que desejem trazer seus cônjuges para residir no Catar apenas poderão fazê-lo se forem casados oficialmente, no papel (no Catar não se reconhece a união estável). Se quiserem convidar amigos e parentes a visitar o Catar, deverão processar seus vistos diretamente junto ao serviço de imigração local. Visto de trabalho serão processados pelas empresas chamantes e futuras responsáveis pela presença dos trabalhadores  no Catar. Vistos diplomáticos poderão ser obtidos junto à Embaixada do Catar em Brasília, mediante a apresentação de nota oficial.
 
Carteira de motorista
O brasileiro portador de carteira de motorista emitida pelo Brasil poderá dirigir no Catar por até uma semana após a sua chegada (a contar da data de entrada no país carimbada no passaporte). Findo esse prazo, deverá providenciar uma habilitação local. Aqueles que já possuem a habilitação brasileira poderão obter a carteira de motorista catari mais facilmente do que aquele que tentará ter sua primeira habilitação em Doha.
 
Shopping-centers
Doha possui muitos shoppings, com as marcas internacionais presentes. Os principais shoppings são Doha City Center, Landmark, The Mall, Royal Plaza, Lulu, Villaggio, Hyatt Plaza e Centerpoint. o há imposto sobre as mercadorias. Estacionamento gratuito em todos os estabelecimentos.
 
Transporte público
o há trens ou metrôs no Catar. O principal meio de transporte é o carro. Há frota de ônibus e de táxis, ambos da empresa Karwa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário