Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de março de 2011

o subdesenvolvimento


Moradias precárias, a fome e a miséria são resultados do subdesenvolvimento.
A expressão subdesenvolvimento originou-se após a Segunda Guerra Mundial para denominar os países com baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), esse índice é analisado a partir dos indicadores sociais como: taxa de mortalidade infantil, taxa de analfabetismo, taxa de natalidade, renda per capita, qualidade de vida da população, aquisição ao conhecimento e expectativa de vida.
Os organismos responsáveis pela avaliação dos dados são organizações internacionais como a ONU (Organizações das Nações Unidas) e UNESCO (Organizações das nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

Terceiro Mundo

O conjunto de países Subdesenvolvidos é denominado de Terceiro Mundo, em sua maioria os países Subdesenvolvidos são Capitalistas de economia menos desenvolvida, pois enfrentam crises constantes, são dependentes economicamente, entre outros fatores determinantes.
Terceiro Mundo é uma expressão que surgiu na segunda metade do século XX pelo francês Alfred Sauvy, isso ocorreu devido à observação e comparações entre os países pobres subdesenvolvidos e os ricos desenvolvidos.
A partir desse período o mundo pôde ser regionalizado ou/e classificado em: Países do Sul (subdesenvolvidos): devido à localização geográfica, pois se encontram no hemisfério sul, com exceção da Austrália e a Nova Zelândia todos são subdesenvolvidos.
Países do Norte (desenvolvidos): países localizados no hemisfério norte quase todos são países ricos e desenvolvidos.
A classificação ficou da seguinte forma: Primeiro Mundo (Países capitalistas de economia desenvolvida), Segundo Mundo (Países socialistas de economia planificada) e Terceiro Mundo (Países capitalistas de economia menos desenvolvidas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário