Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Clima No Mundo


Os climas conforme os trópicos
Os climas no mundo são bastante diversificados, provenientes das variadas massas de ar, localização geográfica entre outros, no mundo se classificam pelo menos dez climas, os principais são:

Equatorial: possui temperaturas médias acima de 25o, quente e úmido, com índices pluviométricos anuais acima de 2.000 mm.

Tropical: Temperatura variando em 20o no inverno e 25o C no verão, com duas estações bem definidas, uma seca e outra chuvosa.

Subtropical: Possui temperaturas médias entre 15o e 20oC no verão, e no inverno as médias variam entre 0o C a 10o, chuvas bem distribuídas.

Oceânico: Recebe influência dos oceanos e mares, tornando os invernos menos rigorosos.

Continental: praticamente não recebe influência dos oceanos, possui um inverno mais rigoroso.

Mediterrâneo: Possui invernos chuvosos e verões quentes, com quatro estações bem definidas.

Desértico: As temperaturas médias anuais variam entre 20o e 30o C, os índices de precipitações não ultrapassam 250 mm ao ano.

Semi-Árido: Caracterizado por altas temperaturas podendo a chegar a 32oC, os índices pluviométricos é inferior a 600 mm anuais e chuvas irregulares.

Frio (subpolar): Possui índices pluviométricos anuais variando, dependendo da região, entre 200 mm e 1.000, características de um inverno negativo e verão com temperaturas por volta de 10oC.

Frio de montanha: Temperatura determinada pela altitude, quanto mais alto mais frio, mesmo em regiões tropicais.

Polar: Caracteriza-se por longos invernos e verões secos e curtos, temperaturas anuais sempre abaixo de zero, e marcante presença de neve e gelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário