Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Conflitos no Mundo Contemporâneo

Não é possível ser cidadão no mundo sem que se tenha cidadania local; nos mostra a globalização.
Muitos dos problemas ligados aos conflitos originados por questões étnicas e religiosas em todo o mundo tem, historicamente, seu principal na disputa pelo espaço territorial e político. As grandes maiorias dos conflitos localizam-se abaixo da linha que separa o mundo desenvolvido do mundo subdesenvolvido, ou países ricos dos países pobres, no chamado Terceiro Mundo.
O Terceiro Mundo surgiu do processo de descolonização. Mas esses novos Estados nascidos desse processo se construíram sobre as fronteiras das antigas colônias, seguindo os critérios e interesses dos colonizadores.
Essas fronteiras eram artificiais e não correspondiam aos limites entre as diferentes etnias e línguas. Muitos Estados juntaram etnias rivais, com línguas e tradições dispares; enquanto outros povos foram divididos, formando partes de Estados diferentes.
A contestação dos limites fronteiriços foi a origem de numerosos conflitos entre Estados. Essas rivalidades provocaram um aumento dos gastos militares e do poder do exercito, gerando sistemas políticos autoritários.
A miséria e a ausência de democracia conduzem à formação de grupos armados _ Guerrilhas, que lutam para derrubar regimes e pregam a transformação revolucionaria da sociedade, almejando uma distribuição eqüitativa de riquezas. Uma vez no poder, o discurso anterior é, muitas vezes, substituído por praticas igualmente autoritárias.
A desintegração dos Estados socialistas _ União Soviética e Iugoslávia, fez renascer rivalidades étnicas e religiosas que haviam sido congeladas por regimes totalitários.
Confrontos herdados da Guerra Fria, como a guerra civil em Angola _ colônia portuguesa, também adentraram o ano 2000, sendo essa uma guerra política em que opõem idéias marxistas e movimentos anti-comunistas.
De maneira geral, os conflitos são classificados em 04 categorias, de acordo com as forças em litígio:
A 1o. envolve dois ou mais Estados _ Guerra entre Estados.
A 2o. caracteriza a guerra civil ou guerrilha _ disputa interna em que movimentos armados ambicionam derrubar o governo de um determinado pais, para mudar de regime.
A 3o. envolve o separatismo decorrente da ocupação estrangeira _ Confronto provocado por invasão militar externa.
A 4o. caracteriza o separatismo no interior de um Estado _ Choque entre forças oficiais e movimentos internos; em geral ligados à minorias étnicas ou religiosas que tem como objetivo a formação de Estados independentes.
Em conseqüência dos conflitos no mundo, principalmente nos paises desenvolvidos, o numero refugiados foi de 27 milhões em 1955. São populações de indivíduos que estão fora de seus países por temerem perseguição racial, étnica, religiosa ou política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário