Powered By Blogger

sexta-feira, 1 de abril de 2011

O Deserto do Saara

Deserto do Saara


O deserto do Saara é o maior deserto quente do mundo (haja vista que a Antártica é a maior área deserta do planeta). Sua superfície é de 9.065.000 km². Está localizado no norte do continente africano, separando-o em duas regiões: a África mediterrânea, situada ao norte e a África subsaariana, localizada ao sul. Ao este faz fronteira com o Mar Vermelho, ao oeste com o Oceano Atlântico e ao norte com as montanhas Atlas e o mar mediterrâneo. O deserto tem mais de 2,5 milhões de anos. Este deserto se estende pelo território dos seguintes países: Túnis, Argélia, Marrocos, Saara Ocidental, Mauritânia, Mali, Níger, Líbia, Chade, Egito e Sudão. O deserto do Saara se expande e contrai em ciclos regulares, de tal maneira que suas fronteiras com tais países são pouco constantes.
Este deserto faz fronteira com quase todos os países do norte da África, onde predomina a cultura árabe. As dunas começam perto do Alto Atlas e se estendem até zonas mais tropicais mais ao sul. No Alto Atlas, só existe vegetação (de verde intenso que contrasta com a areia em volta) próxima aos cursos dos pobres rios da região. Nos oásis abundam as palmeiras de tâmaras e a água destes é, em certas ocasiões, canalizada para garantir a irrigação das plantações. Muitas vezes a água consumida nesta localidade vem de aquíferos aos quais se tem acesso através de poços. Ao contrário do que se pensa, três quartos do deserto são constituídos de cascalho, só o restante é feito de areia e dunas.
Neste deserto há várias ecorregiões que, devido a suas diferenças de temperatura, precipitações, altitude e geologia, abrigam plantas e animais diferentes. São elas: o deserto costeiro atlântico – ocupa uma estreita faixa ao longo da costa do oceano atlântico e onde cresce líquen e plantas suculentas; estepe do Saara setentrional – ocupa a faixa setentrional do deserto. É uma zona de transição entre as regiões de clima mediterrâneo (ao norte) e o deserto árido ao sul; Deserto do Saara – é a parte central do deserto é extremamente seco e chove pouquíssimo e esporadicamente. Estepe e savana arborizada do Saara meridional – é a zona de transição entre o deserto árido e a savana de acácias de Sahel; Monte xerófilo do Saara ocidental – compreende várias planícies vulcânicas em direção ao oeste do deserto, com um clima mais úmido e fresco; Monte xerófilo do maciço de Tibesti e monte Uweinat – zonas de altitude no este do Saara; Depressões salinas do Saara e Deserto costeiro do Mar Vermelho – Faixa costeira do mar vermelho, Egito e Sudão.
Dentre os poucos animais que habitam a região podemos citar escorpiões, lagartos, cobras, dromedários, antílopes (adaptados às condições desérticas) e cabras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário